sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Cinco horas, muita sujeira e pouco tempo


2º dia

'O mensalão é o mais atrevido e escandaloso esquema de corrupção e de desvio de dinheiro público flagrado no Brasil.' (Roberto Gurgel, Procurador-Geral da República)









O Procurador-Geral da República pediu a condenação de 36 dos 38 réus do mensalão, durante as alegações finais feitas nesta sexta 2, segundo dia do julgamento da Ação Penal 470 pelo STF. Apenas Luís Gushiken (ex-secretário de Comunicação da presidência da República no governo Lula) e Antônio Lamas (ex-assessor da liderança do antigo PL - hoje PR - na Câmara dos Deputados) escaparam, por 'insuficiência de provas'.

Segundo Roberto Gurgel, José Dirceu foi o mentor da ação do grupo e seu principal protagonista e nada acontecia sem o seu consentimento. De acordo com o procurador, 'Dirceu está rigorosamente em todas'. O publicitário Marcos Valério foi tipificado como o cabeça do núcleo operacional.

Gurgel encerrou sua preleção dizendo que 'dormia a nossa Pátria Mãe tão distraída, sem perceber que era subtraída em tenebrosas transações', numa oportuna menção a um dos versos de 'Vai passar', canção de Chico Buarque de Hollanda.

O ex-ministro José Dirceu, no recesso de casa, preferiu usar o seu blogue para acusar aquela que chamou de 'mídia conservadora', juntamente com a direita, de uma 'tentativa de golpe' em 2005, quando o escândalo veio à tona.

E segue o julgamento, na próxima segunda-feira. Bom final de semana!

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário